Fisioterapia para DTM

(Disfunção Temporomandibular)

Fisioterapia para DTM em Niterói

A disfunção temporomandibular (DTM) acomete os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) e as estruturas relacionadas, alterando a realização de funções essenciais como mastigar alimentos e falar adequadamente.

Além do quadro álgico de longa duração, os pacientes podem apresentar sintomas diversificados como fadiga, sensibilidade na musculatura mastigatória, ruídos e limitação de movimento, que dificultam o diagnóstico e tratamento.

Esta disfunção pode ocorrer em todas as faixas etárias, principalmente entre 20 e 45 anos. Entre 15 e 40 anos a causa mais freqüente é a miogênica (origem muscular).

 

A causa da DTM é complexa e envolve muitos fatores predisponentes: má oclusão, má postura, trauma, aceleração ou desaceleração cervical, frouxidão ligamentar, estresse emocional, hábitos parafuncionais (morder canetas/lápis, mascar chicletes), parafunções (bruxismo e apertamento), entre outros. 

 

O tratamento fisioterapêutico proporciona o alívio da sintomatologia e busca restabelecer a função normal do aparelho mastigatório e da postura.

 

A fisioterapia utiliza os exercícios terapêuticos (cinesioterapia), as massagens e as pompages para a recuperação do movimento e da função da ATM, associados com a RPG para o tratamento das consequências posturais da DTM.

Fonte