Fisioterapia
Neurofuncional
Fisioterapia Neurológica ou Fisioterapia Neurofuncional, como é chamada nos dias de hoje, atua com base nos conceitos neurofisiológicos obtidos após condutas bem sucedidas, pesquisas intensas e árduo trabalho, direcionando o tratamento para a recuperação funcional mais rápida possível para o paciente - seja ele pediátrico, adulto ou geriátrico.
Basicamente, a Fisioterapia Neurológica (Motora e Respiratória) atua nas doenças que acometem o Sistema Nervoso Central ou Periférico, levando a distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. O objetivo é avaliar os déficits funcionais e, por meio de exercícios direcionados, promover padrões motores adequados, melhora da força, coordenação motora e equilíbrio.
A reabilitação tem como objetivo restaurar a identidade pessoal e social dos pacientes que sofreram lesões no córtex, tronco cerebral, medula espinhal, nervo periférico, junção neuromuscular e no músculo, buscando o bem estar físico e emocional do indivíduo.
O tratamento é globalizado e tem como objetivos principais:
-
prevenir deformidades;
-
orientar a família e o paciente seja ele adulto ou criança;
-
normalizar o tônus postural;
-
melhorar habilidades cognitivas e de memória;
-
reintegrar o paciente à sociedade;
-
diminuir padrões patológicos;
-
prevenir instalação de doenças pulmonares ou qualquer outra intercorrência;
-
manter ou aumentar a amplitude de movimento;
-
reduzir a espasticidade;
-
estimular as atividades diárias, a alimentação, o treinamento da bexiga e intestinos, a exploração vocacional e de lazer.
Tudo isso para otimizar a qualidade de vida do paciente.