Fisioterapia
Traumato-Ortopédica
A fisioterapia Traumato-Ortopédica atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, sejam eles crônicos ou agudos. Nesta área da fisioterapia são utilizados recursos terapêuticos como eletroterapia e crioterapia, recursos cinesioterápicos e terapia manual.
O tratamento visa maximizar a funcionalidade do paciente reduzindo o quadro doloroso e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo.
São diversas as patologias tratadas. As mais comuns são:
-
LER/DORT
-
Pós- operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias, dentre outras)
-
Hérnia de disco
-
Osteoartrose
-
Tendinite
-
Reabilitação pós fraturas
-
Contraturas e estiramentos musculares
-
Alterações posturais
-
Lesões ligamentares
A Fisioterapia Traumato-Ortopédica atua na prevenção por meio da avaliação detalhada do paciente, que possibilita a observação dos desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no dia a dia, o que pode levar a futuras lesões. Esta especialidade adota medidas educacionais quanto a posturas e como manter uma boa funcionalidade do sistema musculoesquelético.
Já no âmbito da reabilitação, a função da Fisioterapia Traumato-Ortopédica é devolver ao paciente o seu ritmo de vida sem prejuízos à sua capacidade de realizar as suas atividades.
Na reabilitação pós operatória, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica possui um papel fundamental, acompanhando passo a passo a evolução do paciente, intervindo no auxilio da cicatrização da estrutura lesada, mantendo a movimentação, evitando assim os efeitos deletérios da imobilização como a fraqueza muscular, e deixando o paciente totalmente apto para o retorno de suas atividades diárias.
A Fisioterapia Traumato-Ortopédica promove e incentiva o cuidado da saúde e, através do processo de reabilitação, faz com que o paciente possa retornar à sua vida normal o mais rapidamente possível.
Fonte: Sp home Care