• Renata Vasconcellos

Dores e exercícios na quarentena (Live com Dr. Sérgio Maurício)


No final de maio, eu e o Dr. Sérgio Maurício realizamos uma transmissão ao vivo muito bacana no Instagram. Infelizmente, por motivos que eu nem sei explicar, não foi possível salvar a live para disponibilizar para vocês. Uma pena, porque o papo foi super enriquecedor. Mas preparei um resumo para que possamos registrar tudo o que falamos.

Super em alta devido ao momento que estamos vivendo, o Teleatendimento abriu a nossa conversa com esclarecimentos das possibilidades que o mundo está ofertando agora e todas as tecnologias envolvidas nisso — principalmente na área da saúde, que está se adaptando a essa nova forma de atender. Dr. Sérgio nos mostrou o quanto o atendimento online, no caso da ortopedia, é viável e como estão utilizando diversas plataformas virtuais para manter a qualidade dos atendimentos. No consultório estão sendo recebidos apenas os casos mais graves, que necessitam da presença física.

Já no caso da Osteopatia, ficou claro que o atendimento virtual possibilita apenas orientações e trabalhos corporais, já que a consulta depende da manipulação do profissional. Mas mesmo à distância, é possível interferir e proporcionar bem-estar às pessoas.

O atendimento virtual da Fisioterapia é mais amplo, com diversas possibilidades no que diz respeito a avaliação, diagnóstico e até mesmo uma proposta terapêutica — que pode incluir tratamentos específicos e propostas de exercícios.

Embora tenhamos muitas possibilidades de intervir, a grande função da fisioterapia e osteopatia neste momento visa o bem-estar, a saúde e a auto-responsabilidade de cada paciente, entendendo que cada um se responsabiliza pelo próprio corpo. O que tem ficado bastante evidente nessa privação social pela qual estamos passando, já que a grande maioria das pessoas está, de fato, em quarentena e precisa agir para melhorar a qualidade de vida.

Dr. Sérgio e eu também falamos sobre os "atletas caseiros" — pessoas que estão praticando exercícios em casa. Muitos já praticavam atividades antes e procuraram manter, porém uma boa parte das pessoas que, antes, eram sedentárias, viram nos exercícios uma maneira de afastar o tédio. Uma atitude boa, porém preocupante para aqueles que não procuram orientações profissionais.

Na parte prática da nossa conversa, falamos sobre os tipos de exercícios que podem ajudar na prevenção de dores e trabalho de corpo de uma maneira geral sem focar em performance nesse momento. Mobilidade, alongamentos e exercícios livres são os mais indicados, porém sempre com a supervisão de um profissional de Educação Física, quer pode orientar a melhor execução.

O que faz um paciente procurar um ortopedista? Isso também foi abordado pelo Dr. Sérgio, que falou sobre os tipos e origem das dores: exercício ou inflamação. No campo da Fisioterapia, falamos sobre as dores posturais e o que pode ser feito para amenizar os incômodos.

Não poderíamos deixar de falar sobre o retorno ao esporte e o uso OBRIGATÓRIO de máscaras individuais de proteção — como ela influencia no exercício devido ao esforço da musculatura respiratória. Embora ainda estejam realizando estudos sobre o assunto, o fato é que ou você faz exercício usando a máscara ou você não faz exercício. Isso porque estamos vivendo um momento muito sério e não da para flexibilizar essa questão.

DICA: conhece alguém com comportamento diferente desse? Que não usa máscara ao praticar atividades físicas ao ar livre? Mantenha-se distante. É a melhor atitude para o momento.

Concluímos que os exercícios são importantes, mas não podemos esquecer da nossa saúde mental, que é quem comanda tudo. Nesse ponto abordamos a dor crônica, que é muito mediada pelo estresse. Durante a quarentena, a maneira de quebrar isso é se manter ativo e procurar atividades saudáveis e que te façam bem, como uma boa leitura e bons pensamentos.

O bate-papo foi extremamente agradável e enriquecedor e foi, realmente uma pena não ter conseguido guardá-lo. Espero que essa publicação seja colaborativa para todos vocês e saiba que estou disponível para qualquer esclarecimento ou ajuda para melhorar a sua qualidade de vida nesse e em todos os momentos.

Precisando de ajuda e/ou orientação? Entre em contato comigo!

.

#Fisioterapia #Prevenção #Dor

0 comentário