• Renata Vasconcellos

Tratamento para Diástase Abdominal


O tratamento da diástase abdominal requer disciplina e paciência! É um momento da vida da mulher em que a prioridade é o bebê, mas cuidar do corpo é necessário não apenas por uma questão estética, mas para recuperar a função normal da musculatura abdominal, prevenindo assim alguns problemas como dor lombar, por exemplo.

Existe uma enxurrada de técnicas e “dicas” a respeito desse assunto e é natural encontrarmos mamães que busquem a melhora desse problema de maneira equivocada.

O fortalecimento abdominal no pós parto é de extrema importância, mas precisa ser feito com critério para que ao invés de reverter a diástase, não acabemos piorando o problema através de um fortalecimento inadequado que aumenta a tensão muscular e faça ainda mais o afastamento da linha Alba.

Devemos trabalhar a musculatura de maneira variada e seguida de flexibilização desses mesmos músculos. Assim conseguiremos um melhor relaxamento. Dessa maneira conseguimos retirar a tração da linha Alba e deixar os retos abdominais menos tracionados.

Uma das ferramentas usadas é o método abdominal hipopressivo, que utiliza posturas e movimentos que visam a diminuição da pressão nas cavidades torácica, abdominal e pélvica, contribuindo para a tonificação da parede abdominal e ativação da musculatura profunda da região. Para isso a praticante realiza uma série de ativação automática dos músculos do períneo e da faixa abdominal. Assista ao vídeo abaixo.

No entanto, quando trabalhamos com pacientes que apresentam diástase abdominal precisamos lembrar que ela já está com pressão intra-cavitária elevada. Solicitar contrações mantidas a essa paciente pode ser algo perigoso e pouco eficiente para seu tratamento. Por isso o acompanhamento com um profissional capacitado é a melhor forma de se assegurar e evitar problemas futuros.

A Internet nos traz muitas informações, mas nem todas são eficazes e indicadas para o “nosso” caso.

Quer cuidar da sua diástase pós parto? Marque uma avaliação! Estarei à disposição para te atender da melhor maneira possível!

.

#Diástase

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo