• Karine Almirão

Alguns alimentos podem causar inflamações. Saiba quais são e evite-os


Há milhares de anos, Hipócrates, um dos mais importantes homens da história da saúde, já dizia: “que o seu alimento seja seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento”. Ou seja, desde a antiguidade a alimentação é ressaltada como um fator promotor de saúde e é impossível ter qualidade de vida sem antes procurar um equilíbrio em nossa dieta. A cada dia que a ciência da Nutrição avança, mais afirma em se trocar os medicamentos da farmácia pelos alimentos.

Entretanto, apesar de existir um grupo de alimentos capazes de prevenir e combater um leque de doenças, alimentos inadequados fazem exatamente o contrário: promovem o aparecimento de inflamações e doenças. Esses alimentos, chamados de pró-inflamatórios, devem ser utilizados com cautela por agravarem processos inflamatórios no organismo, favorecendo o aparecimento de diversas doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, Alzheimer, obesidade, alergias e doenças reumatológicas. Os grandes vilões são os cereais refinados como pão francês; massas; arroz polido; bolos; biscoitos; carnes gordas; embutidos; leites e derivados como queijos, creme de leite e manteiga, refrigerantes, bebidas alcoólicas e frituras. Os produtos “industrializados” também entram nessa classificação devido aos diversos corantes, conservantes, e tantas outras substancias químicas que possuem.

Ao contrário dos alimentos pró-inflamatórios, os alimentos anti-inflamatórios agem fortalecendo o nosso organismo e melhorando as nossas defesas contra as doenças, ou seja, são alimentos que aumentam a nossa imunidade. Estes sim, devem fazer parte da nossa alimentação diária. São eles: alimentos ricos em omega-3 como sardinha, atum, arenque, salmão e linhaça. Alho cru; cebola; brócolis; gengibre; couve; espinafre; couve-flor; repolho; e pimentão vermelho. Oleaginosas como castanhas e amêndoas, leguminosas como o feijão, a lentilha, ervilha, grão de bico e a soja. Clara do ovo, frutas, principalmente as de cores alaranjadas e vermelhas, e chás como o chá verde e o chá de alecrim.

O equilíbrio no consumo de alimentos anti-inflamatórios e pró-inflamatórios é fundamental para a manutenção da saúde. Por isso, tenha muita atenção na hora de alimentar-se, pois nem sempre um alimento é tão inofensivo quanto parece. Faça a escolha certa! Priorize sempre aqueles alimentos que contribuem para sua saúde e bem estar. Converse com seu nutricionista.


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