• Renata Vasconcellos

Fisioterapia no inverno diminui dores causadas pelo frio


Começou a esfriar e você sente que as dores aumentam? Isso é absolutamente comum. Com a chegada do inverno, as queixas de dores se tornam mais frequentes, principalmente em articulações e ossos. Isso acontece porque no frio a musculatura permanece em constante reação de defesa, realizando uma contração involuntária com o objetivo de aumentar a temperatura do corpo. Segundo especialistas, exercícios no inverno podem ajudar a diminuir esse desconforto.

É o que explica a fisioterapeuta Renata Vasconcellos: “é de extrema importância estar sempre em movimento, pois isso estimula a produção de líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações, e relaxa a musculatura tensionada pelo frio”.

Ainda de acordo com a especialista, uma caminhada leve, diária ou em dias alternados, de 20 a 30 minutos, contribui bastante para a diminuição das dores. "É muito importante também fazer aquecimento e alongamento antes e após os exercícios, para diminuir o risco de lesões", complementa a fisioterapeuta.

Além dos exercícios, a fisioterapia pode contribuir muito para o bem estar em tempos de frio. Estudos apontam que o número de atendimentos a pessoas com dores musculares durante o inverno praticamente dobra em consultórios fisioterapêuticos. É que a fisioterapia auxilia no relaxamento muscular, lubrificação articular e no trabalho postural. Seja no tratamento de patologias específicas, como artrite e artrose, ou na prevenção e tratamento de questões musculares, a fisioterapia é responsável por uma significativa diminuição das dores.

Em pessoas sedentárias, as dores provocadas pelo frio são mais intensas, já que os músculos são mais enfraquecidos e encurtados. Já as pessoas idosas, com doenças degenerativas como artrite e artrose, problemas na coluna, fraturas ou recém-operadas, acabam sofrendo mais com as dores nessa época do ano devido às mudanças na temperatura ambiente.

Se você também sente dores devido às baixas temperaturas, procure um especialista e livre-se desse desconforto. Nós podemos te ajudar! Agende uma consulta agora mesmo. Estamos te esperando!

#Inverno #Dornofrio

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo