• Renata Vasconcellos

A infância e a reabilitação pós-cirúrgica


Hoje, 24 de agosto, é comemorado o Dia da Infância, período que corresponde do nascimento até o início da adolescência.


Você sabia que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo nos anos seguintes? As influências ou estímulos ambientais são moduladores do desenvolvimento e é na infância que desenvolvemos nossas funções cognitivas básicas que serão a base para as funções mais complexas no futuro, como o raciocínio, por exemplo.


Nesse vídeo, temos o Bento no processo de reabilitação pós cirurgia do quadril. Ele tem 4 anos e a característica mais marcante nessa fase é o Brincar!



Dificuldades desenvolvimentais nos primeiros anos predizem disfunções futuras.

Bento apresenta um transtorno motor por má formação genética, mas o ambiente que ele vive e os estímulos que ele recebe da família e dos profissionais que o cercam têm sido determinantes para a evolução dele.


Estimular o lúdico é a minha proposta reabilitadora, justamente por respeitar a principal característica da idade dele e usar isso a “nosso” favor para que possamos avançar no processo terapêutico e possibilitar ao Bento a realização de todas as suas movimentações da maneira mais satisfatória dentro da individualidade dele.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo