• Comunicação Renata Vasconcellos

O papel da Fisioterapia no tratamento da escoliose


O mês de junho é dedicado à conscientização da escoliose. Recentemente a Organização Mundial de Saúde fez um abaixo assinado para promover uma campanha de sensibilização sobre a doença e realizar triagem em todo o mundo para a detecção precoce da escoliose. Confira abaixo a tradução da carta apresentada nesta iniciativa.

"A escoliose afeta de 2 a 3% da população, ou cerca de 7 milhões de pessoas nos Estados Unidos (1 a cada 40 filipinos para ser específico), e não há cura.

A escoliose pode ser diagnosticada em bebês, adolescentes e adultos em todo o mundo com pouca acentuação para a raça ou status socioeconômico. A idade primária de início para a escoliose é de 10 a 15 anos, ocorrendo igualmente entre ambos os sexos. Entretanto, meninas têm 8 vezes mais chances de progredir a uma magnitude da curva que requer o tratamento.

A escoliose pode interferir na qualidade de vida com atividade limitada, dor, função respiratória reduzida ou diminuição da auto-estima. É esperado que a grande maioria das pessoas com esta condição não precise de tratamento. O problema é que não sabemos quem o receberá, porquê o conseguirá, qual será o progresso ou até que ponto eles vão progredir.

A cada ano, a escoliose faz mais de 600 mil pessoas visitarem consultórios médicos

privados, e cerca de 30 mil crianças são colocadas em um colete para escoliose, enquanto 38 mil pacientes são submetidos a cirurgia de fusão espinhal.

Apesar de os médicos tentarem tratar esta deformidade espinhal durante séculos, 85% dos casos são classificados como idiopáticos. Consequentemente, a vida de um paciente com escoliose é exacerbada por muitas incógnitas e, portanto, por tratamentos que são muitas vezes ineficazes, invasivos e/ou dispendiosos. Pacientes com escoliose também têm riscos aumentados de saúde devido à exposição frequente a raios-x".

Para a especialista Renata Vasconcellos, cuidar é um gesto de amor. Levar seu filho (ou qualquer criança) para uma avaliação é fundamental para a prevenção e para o tratamento dessa doença que afeta tanto a qualidade de vida dos pacientes.

Como já foi dito, o tratamento é multidisciplinar e a fisioterapia tem um papel fundamental nesse tratamento. Agende uma consulta com a gente e comece agora a mudar a sua vida para melhor.

Faça a diferença nas vidas das pessoas que você ama. Compartilhe!

Fonte: National Scoliosis Foundation

#Postura #Escoliose

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo